Menstruação Atrasada! E agora, Joseane?

30 de agosto de 2023
Por EntreElas By Exeltis
Menstruação atrasada: até quando é normal? Com quantos dias de atraso é preciso ligar o sinal de alerta?

Menstruação atrasada: até quando é normal? Com quantos dias de atraso é preciso ligar o sinal de alerta?  

Se você tem um ciclo menstrual mais ou menos regular, o atraso da menstruação pode preocupar.  Por isso, é importante ter bem claro quando uma menstruação atrasada pode ser encarada como algo normal e quando é preciso ligar o sinal de alerta.

Nosso corpo não é uma máquina, então, mesmo quem tem um ciclo menstrual regular, mês ou outro, pode lidar com um atraso na menstruação. O normal é que o ciclo menstrual dure de 28 a 30 dias, mas isso não acontece com todas as mulheres. Às vezes pode ser mais curt e durar em torno de 21 dias, ou mais longo, chegando até 35 dias. Este período pode variar de acordo com as características físicas, genéticas e até psicológicas de cada um.

Então, como saber se o atraso na menstruação é sinal de gravidez, por exemplo? A regra de ouro é: preste atenção em você! Se seu ciclo menstrual for irregular, o atraso faz parte da sua rotina. Agora, se seu padrão for aquela menstruação regradinha, que não falha de jeito nenhum e, de repente, atrasar mais de uma semana, é melhor consultar um médico para descartar um problema de saúde ou uma possível gravidez.

Também é aconselhável investigar caso você tenha um ciclo regular e, de repente, o sangramento durar mais de uma semana ou se houver sangramento entre os períodos.

Além de gravidez, por quais outros motivos a menstruação pode atrasar?

São muitas as razões que podem fazer o ciclo menstrual durar mais do que o clássico 28 dias. Um dos mais comuns é o estresse: pode ser algo específico ou repetir ciclo após ciclo.

Desequilíbrios hormonais, perda ou ganho de peso, exercícios intensos, interrupção do tratamento contraceptivo ou entrada na fase da menopausa são outros motivos que podem impactar o ciclo menstrual.

Há, ainda, distúrbios como a síndrome dos ovários policísticos, falência ovariana prematura ou mioma uterino, por exemplo, que também podem influenciar na menstruação. Por isso, se você tem um ciclo menstrual irregular, é importante ter um acompanhamento médico regular para prevenir e detectar doenças.

Como ter um ciclo menstrual regular? 

Sim, nós podemos! Algumas coisas podem ajudar na regulação do ciclo. A primeira delas é se afastar do que te causa estresse. Uma alimentação saudável, evitar o álcool e a cafeína, fazer exercícios e descansar também podem te ajudar a ter mais regularidade na duração do ciclo menstrual.

Para saber se houve mudança de padrão ou atraso na menstruação, faça anotações

Pode ser manualmente ou por meio de um aplicativo. O importante é registrar a duração do ciclo menstrual, com os atrasos, a característica do fluxo, alterações de humor etc. Essas anotações são muito importantes para o acompanhamento e, principalmente, na hora de diagnosticar ou prevenir doenças.

E aí? Lembrou de uma amiga que comentou sobre atraso na menstruação? Compartilhe com ela este conteúdo e fale sobre o Entre Elas. O autoconhecimento nos libertará!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas