Corrimento amarelo e os diferentes tipos de secreção vaginal

4 de setembro de 2023
Por EntreElas By Exeltis
Quais são os tipos de secreção vaginal, suas diferentes características e quando eles se tornam sinais de alerta de que algo não está bem com o corpo da mulher

Com certeza você já viveu esta cena: você vai ao banheiro, se limpa e observa o corrimento, que está com uma aparência diferente da de ontem. Diversos fatores podem influenciar na quantidade, cor e textura da secreção vaginal. E o corrimento amarelo, muitas vezes considerado tabu por não ser tão “normal” quanto o corrimento branco, pode acontecer com todas nós. É sobre isso que vamos falar. Vem com a gente!

O corrimento amarelado é sinal de que algo está errado?

Pra começar essa conversa de cheiros, espessuras e cores de secreção vaginal, é importante deixar claro: não há uma resposta única para essa pergunta. O corrimento amarelo pode ser completamente normal, e você não precisa se preocupar com ele, além de colocar um absorvente para proteger a calcinha. Mas também pode ser o primeiro sintoma de outra coisa, como uma infecção, por exemplo.

#Dicadeamiga: A dica de ouro é observar como é a secreção vaginal. Se tem cheiro, se arde, como é a textura e quando acontece.

Corrimento amarelo sem odor ou coceira

É o mais inofensivo. Pode ser bem comum termos um pouco de corrimento amarelo sem odor ou coceira, com textura densa, mesmo em quantidade mais ou menos generosa. Se você pegar o calendário, isso geralmente acontece durante a ovulação ou alguns dias antes da menstruação. Não há nada com o que se preocupar. Assim como ele veio, irá embora.

Corrimento amarelo com odor forte ou coceira

Mas, se o corrimento amarelado tiver um cheiro ruim (o famoso “cheiro de peixe”, sabe?) ou vier acompanhado de uma coceira, pode ser uma indicação de que algo não está indo como deveria. Há várias explicações para isso, desde uma simples higiene incorreta, até uma infeção.

Corrimento amarelo antes ou depois da menstruação

A duração do ciclo menstrual é uma informação muito importante quando o assunto é secreção vaginal. Por exemplo, o corrimento amarelo é muito comum antes da menstruação, devido à ovulação, mas também pode aparecer logo após o fluxo, sem problemas! O corrimento amarelo associado à cólica menstrual também é normal, pois o corpo está se preparando para o ciclo menstrual.

Porém, se a menstruação não descer e você tiver corrimento amarelo, pode ser um dos primeiros sintomas da gravidez. Se o atraso já for de vários dias (e você costuma ser uma pessoa regradinha em seus ciclos), talvez seja a hora de fazer um teste de gravidez.

Corrimento amarelo na gravidez sem odor

Existe um nome para isso: leucorreia. É o tipo de corrimento esbranquiçado (ou levemente amarelado) que podemos ter na gravidez, principalmente nas primeiras semanas. No segundo e no terceiro trimestre, por conta da oscilação dos hormônios, também pode ser normal. Se a quantidade não for exagerada e for inodora, não precisa se preocupar!

Na gravidez, é importante ficar atenta a mudanças de fluxo, pois a quantidade, cor e densidade podem significar infecção.

Corrimento amarelo na menopausa

Durante a menopausa, os problemas vaginais podem aumentar, então é superimportante ficar atenta ao fluxo. Como em outras etapas da vida, o corrimento pode ser algo completamente normal, mas se coçar, incomodar ao urinar, para transar, ou se tiver um odor muito forte, também pode indicar uma infecção.

Corrimento amarelo e candidíase

O corrimento amarelo nem sempre precisa ser sinônimo de infecção por fungos, mas a infecção por fungos geralmente é uma de suas causas. Na verdade, uma secreção espessa branca ou amarela costuma ser o primeiro sintoma de infecção por fungos. Tem outros sintomas, como coceira, mau cheiro, e é mais comum do que você pensa.

Se este for o seu caso, fique tranquila, pois não costuma ser algo grave. Mas, é claro, é melhor encontrar o melhor tratamento para poder andar por aí, livre, leve e solta!

Tratamento para o corrimento amarelado

É complicado falar em tratamento único para corrimento amarelo. O mais adequado é entender suas causas, pois às vezes, a gente nem precisa fazer nada, porque é algo completamente normal. Lembre-se: sempre que tiver dúvidas, procure ajuda médica!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas