Dias férteis: Descubra como calcular o seu período fértil

17 de outubro de 2023
Por EntreElas By Exeltis

Entender o seu período fértil é muito importante, não apenas para saber as chances de gravidez em cada momento do mês, mas também para perceber as mudanças no corpo e lidar com elas da melhor forma.

Você sabe quais são os seus dias férteis? Sabe fazer o cálculo do seu período fértil para se proteger ou então engravidar? Continue lendo para entender e ser protagonista do seu corpo!

Como calcular os dias férteis após a menstruação

Existem diferentes maneiras de calcular os dias férteis após a menstruação, vamos entender cada um deles abaixo.

Tabelinha

O método mais simples para calcular o período fértil é a tabelinha. Sim, basta marcar no calendário a partir do dia 1 em que você menstruou até o dia 12.  Entre os dias 12 e 16 serão seus dias mais férteis.

Fácil, né? É, mas um recado importante: essa conta só vale para quem tem o ciclo MUITO REGULAR e sabemos que não é o caso de muitas de nós, então muito cuidado nessa hora, pois cada mulher é única e é muito importante considerar caso a caso.

Método sintotérmico

Como dissemos, nem todo mundo tem o ciclo menstrual que funciona como um reloginho. Por isso, um grande aliado de quem tem um ciclo menstrual irregular e quer entender seu período fértil é o método sintotérmico. Ele combina a medição da temperatura corporal basal (quando estamos em repouso) com os métodos de muco e da tabelinha.

Como assim método de muco? Bem, é que se você observar que o muco vaginal está mais espesso, e semelhante à clara de ovo, fique atenta: essa é também uma indicação de ovulação. São os sinais do nosso corpo e precisamos estar sempre ligadas a eles.

Existem termômetros especialmente desenvolvidos para medir a temperatura basal e assim obter resultados mais confiáveis para a detecção da ovulação.

Além disso, algumas mulheres que são muito sensíveis à ovulação podem até experimentar leves aumentos na temperatura normal do corpo. Não se trata de uma febre, mas o termômetro pode subir alguns décimos em relação aos números habituais.

Testes de ovulação

Outra opção para entender os dias férteis é recorrer aos testes de ovulação a venda nas farmácias. Se você realmente quer entender o seu período fértil, pode considerar essa opção, pois é um método bastante eficaz. Os testes medem a concentração do hormônio LH na urina. Quando os níveis são mais altos, eles indicam que a ovulação está prestes a ocorrer. 

Caso você tenha um ciclo menstrual irregular, pode ser uma boa opção repetir os testes todo mês para encontrar o seu padrão de ovulação, só fique atenta ao orçamento! Atenção também na hora de executar o teste ou interpretar os resultados, para não jogar dinheiro fora e não obter respostas tão precisas.

Sinais do corpo que indicam o período fértil

Durante o período fértil, você pode perceber algumas mudanças físicas no corpo, que ajudam a identificar os dias férteis, entre elas:

– Mamas mais inchadas

– Surgimento de espinhas

– Pequeno aumento da temperatura corporal

– Aumento do muco vaginal

– Aumento da libido

– Dor no baixo ventre

Período fértil após a menstruação?

Se surpreendeu com a pergunta? Você sabia que um dos grandes mitos que envolvem a menstruação é que não há probabilidade de engravidar após a menstruação? Bem, é verdade que as chances são menores, mas podem sim acontecer!

Por isso, continue com seus métodos de planejamento familiar normalmente, quer esteja querendo engravidar ou queira evitá-la ou se precisar saber dessa informação por qualquer outro motivo.

Quantos dias após a menstruação ocorre a ovulação?

Saber quantos dias após a menstruação ocorre a ovulação é outra dúvida muito comum, então vamos lá! Normalmente, a ovulação dura entre 4 e 6 dias e ocorre, mais ou menos, entre uma menstruação e outra, no meio do ciclo e é muito importante conhecer as fases da ovulação. Mas, como já dissemos, cada corpo é um universo diferente e não é uma ciência exata saber quais são os dias férteis após a menstruação. Se os seus ciclos forem muito irregulares, informe o seu ginecologista para descartar patologias como a síndrome dos ovários policísticos , que também pode influenciar na hora de engravidar.

E então, dúvidas esclarecidas? Compartilhe com aquela pessoa que também precisa saber disso! Ah, se você tem outras dúvidas ou uma história legal para compartilhar sobre esse tema, escreva nos comentários, vamos adorar saber!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas