O que é sangramento de implantação?

4 de setembro de 2023
Por EntreElas By Exeltis
Sangramento de implantação: o que é e como diferenciá-lo da menstruação e até de um aborto

Por mais confuso ou assustador que pareça, ter sangramento no início da gestação nem sempre significa aborto espontâneo ou menstrução na gravidez. Aqui no EntreElas, já falamos sobre as várias outras causas de sangramento durante a gravidez. Agora, nosso foco será especificamente sobre uma delas: o sangramento de implantação.

O sangramento de implantação acontece em quase todas as gestações. E, caso você esteja suspeitando de uma gravidez não planejada, é muito importante saber a diferença entre ele e a menstruação.

O que é sangramento de implantação?

A implantação é a conexão feita pelo embrião com o tecido endometrial. É esse processo que garante a nutrição do bebê durante toda a gestação. É como se o óvulo estivesse se instalando no ninho, sabe?

Ao fazer isso, o óvulo rompe pequenas veias e artérias, com a intenção de formar novos tecidos unidos que servirão para alimentar o feto através da placenta (que ainda não está formada).

É essa ruptura que causa o sangramento. Ele é completamente normal e está longe de significar um aborto e pode durar até três dias, embora, na maioria dos casos, seja visto por apenas 24 horas.

Como saber se é sangramento de implantação ou menstruação?

A implantação ocorre entre 7 e 12 dias após a fertilização, momento que geralmente coincidiria com a data do sangramento do ciclo menstrual. Tudo para confundir ainda mais a nossa cabeça, né? Aprenda a diferenciá-lo.

3 diferenças entre sangramento de implantação e a menstruação

  1. Cor e textura: enquanto a menstruação é mais densa e tem um vermelho mais intenso, a implantação exibe sangue mais claro e mais acastanhado ou rosa claro.
  1. Duração: como já dissemos, a implementação do embrião no óvulo deve gerar algum tipo de sangramento, no máximo, por 3 dias e vem em pequenas quantidades. A menstruação varia de mulher para mulher, mas costuma durar entre 5 e 7 dias, certo?
  1. Dor: esse processo é geralmente indolor. Então, se você costuma ter dores menstruais, esse é um outro ponto importante. O que pode causar confusão é que você pode sentir os desconfortos causados pela adaptação do seu corpo à gravidez, como cólicas e sensibilidade mamária.

O que fazer se a suspeita for sangramento de implantação?

Se depois de ver essas diferenças, você suspeitar de um sangramento de implantação, o melhor a fazer é um teste de gravidez. Além disso, se você acha que está grávida e sangrou muito e por muito tempo, é melhor procurar orientação médica para ter certeza de que está tudo bem.

Você teve sangramento de implantação? Compartilhe sua experiência aqui no EntreElas. Saber pelo que você passou, pode ajudar outras mulheres a saber quando procurar ajuda. A conversa também está aberta nas nossas redes sociais. Siga o EntreElas no Instagram!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas