Já falamos aqui várias vezes: a menstruação não é algo sujo, faz parte do nosso corpo e não nos impede de levarmos uma vida normal. Mas, será que tem problema ir ao ginecologista menstruada? a resposta para essa pergunta é: Depende. Como assim, depende? Sim, isso mesmo! Dependendo do tipo de consulta, não há problema nenhum ir a um médico ginecologista menstruada, mas há casos em que é melhor evitar. Vamos ver e esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto?
Ir ou não ir ao ginecologista menstruada: eis a questão
Não é uma questão de capricho, preconceito ou comodismo, realmente pode ser um problema, especialmente porque a menstruação pode mascarar o resultado de alguns exames, além, é claro, de ser um pouco mais desconfortável e doloroso. Afinal, nesses dias estamos mais sensíveis e talvez não seja o momento ideal para subir na maca.
Exames que não podem ser realizados quando se está menstruada
Agendou a consulta no ginecologista e só agora se deu conta que estará menstruada no período? Confira os exames que não são indicados durante a menstruação e procure reagendar com seu médico ou laboratório:
- Papanicolau: não é recomendado realizar o exame preventivo durante o ciclo menstrual, pois a presença de sangue pode mascarar o resultado do exame.
- Mamografia: além das mamas ficarem mais sensíveis durante a menstruação, elas também ficam mais inchadas e, caso haja nódulos, pode ser mais difícil detectá-los.
Ah, você tomou medicamentos contra cólicas menstruais, como paracetamol ou ibuprofeno? Não deixe de avisar o médico sobre isso, pois eles também podem provocar alteração nos resultados dos exames.
Exames que podem ser realizados durante o ciclo menstrual
- Ultrassonografia: se você tem um ultrassom e lembrou só agora que estará menstruada no dia do exame, não se preocupe! A menstruação não interfere em nada nos resultados, pode ir tranquila. Os ovários e o útero podem ser visualizados perfeitamente no período. Além disso, seu ginecologista saberá que você está menstruada e, portanto, se houver algum tipo de inflamação ou similar, ele a identificará.
- Urgência ou emergência: você também não deve adiar sua consulta se for uma emergência ou se estiver com alguma infecção.
Ah, e se o objetivo da sua consulta for esclarecer dúvidas, avaliação de exames ou pedir orientações sobre um determinado tema, sem que seja necessário um exame ginecológico, não há problema nenhum em manter o agendamento! Vá sem medo!
Pergunte ao seu médico
Bem, seu médico ginecologista está mais do que acostumado com sangue e com o corpo feminino. Não há por que ter neuras sobre a menstruação e desmarcar uma consulta por pura vergonha. Mas, se você se sentir mais confortável, que tal dar uma ligadinha no consultório e perguntar se tudo bem manter a consulta nesse período?
Talvez o próprio especialista recomende reagendar a consulta para que ela seja mais proveitosa, ou lhe diga que não há nada de errado em comparecer, principalmente se estiver nos últimos dias do ciclo. Afinal, a menstruação também é sinal de saúde feminina, pois indica que o ciclo reprodutivo está em equilíbrio. Deixe de neuras!