10 vantagens sobre o DIU não hormonal hormônio

18 de outubro de 2023
Por EntreElas By Exeltis

Se você está em busca de uma opção contraceptiva altamente eficaz, livre de hormônios e de longa duração, o DIU não hormonal pode ser a sua grande salvação. Essas são apenas algumas das vantagens do DIU, um pequeno dispositivo colocado no útero que se enquadra nos LARCs (contraceptivos reversíveis de longa duração). Flexível, ele tem o formato de um pequeno T e sua função é impedir que o óvulo seja fecundado.

O DIU conta com opções com hormônio e sem hormônio. Neste texto, vamos focar apenas nos DIUs não hormonais, que podem ser de cobre ou de cobre com prata.

Os DIUs sem hormônio são altamente eficazes, com mecanismos que liberam íons de cobre ou de prata que são hostis para os espermatozoides, sendo assim, matando-os e impedindo que eles cheguem ao óvulo para fecundação.

Quais são exatamente as vantagens desse contraceptivo?

1- Você coloca e esquece: especialmente se sua memória não for tão parceira. O DIU é ideal pelo fato de não precisar lembrar de tomar todos os dias.

2- Seguro e eficaz: mais de 99% na prevenção da gravidez, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

3- Proteção imediata contra a gravidez: você está protegida desde o primeiro dia após a colocação do DIU.

4- Dura por anos: em média, o DIU tem cerca de 10 anos de durabilidade, proporcionando um ótimo custo-benefício.

5- Totalmente reversível: você tira e tudo volta ao normal imediatamente. A fertilidade geralmente retorna com o primeiro ciclo menstrual após a remoção do DIU.

6- Ausência de hormônios e efeitos colaterais: se você é sensível a hormônios ou já teve experiências negativas com métodos contraceptivos hormonais, o DIU é ótima opção. Ele não libera nenhuma substância hormonal em seu corpo, permitindo que você mantenha seu ciclo natural e evitando efeitos colaterais hormonais indesejados.

7- Redução de cólicas e sangramentos: o DIU sem hormônio pode ajudar a reduzir a intensidade das cólicas menstruais e a diminuir o fluxo menstrual.

8- Parceiro da amamentação: opção de contracepção totalmente segura para quem amamenta, pois não interfere na produção de leite materno, nem causa riscos para o bebê.

9- Uso após o parto: Logo após o parto, pode inserir o DIU sem hormônio.

10- Pode ser usado por adolescentes: o DIU sem hormônio é uma ótima opção para adolescentes como primeiro método contraceptivo, desde que já tenha tido relação sexual.

E aí, gostou das dicas sobre o DIU não hormonal? Fale com seu médico para entender se essa é uma opção para você! Ah, compartilhe nos comentários sua experiência com contraceptivos e ajude a fortalecer o nosso movimento!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas