A pílula anticoncepcional tem muitas vantagens, mas também pode trazer muita dor de cabeça (literalmente, inclusive). Se você quer saber mais sobre este método contraceptivo, vem com a gente, porque preparamos um conteúdo especial, sobre os principais efeitos colaterais da pílula.
Olha só:
Pílulas Anticoncepcionais: aliadas da revolução
A pílula anticoncepcional é uma grande aliada do planejamento familiar, evitando a gravidez. É um método contraceptivo hormonal que, além de prevenir a gravidez, serve também para controlar um ciclo menstrual irregular, reduzir cólicas e a TPM.
Por tudo isso, conquistou um lugar no Olimpo dos anticoncepcionais e é o terceiro método mais utilizado no mundo. Mas, antes de qualquer coisa, como toda decisão que diz respeito ao seu corpo, é importante conhecer os riscos.
Veja os 6 principais efeitos colaterais da pílula anticoncepcional
- Sangramento de escape. Nos três primeiros meses do uso da pílula anticoncepcional, o corpo está se adaptando aos diferentes níveis hormonais, então é completamente normal ocorrer um sangramento fora de hora. Não precisa entrar em pânico! A pílula continua a fazer efeito, ou seja, evitando a gravidez, durante este período.
- Alterações nos seios. Sensibilidade e até aumento nos seios também é muito comum com o uso da pílula. Porém, se a dor continuar, melhor procurar ajuda médica.
- Aumento de peso. Algumas mulheres podem notar um ganho de peso após aderir a pílula. Mas isso depende também de vários outros fatores e, muitas vezes, está relacionado a inchaço e retenção de líquidos.
- Ausência de menstruação. Quando iniciam o uso da pílula, muitas mulheres notam uma diminuição no fluxo menstrual. Isso é completamente normal, mas a ausência de menstruação é um sinal de alerta. Se for o seu caso, procure um médico.
- Dores de cabeça. Não é regra, mas podem surgir episódios de enxaquecas ou dores de cabeça. No entanto, esses sintomas, geralmente, desaparecem com o tempo.
- Náusea. Assim como a dor de cabeça, a náusea deve reduzir à medida que o seu organismo se acostuma com a pílula. Se for o seu caso, para reduzir o desconforto estomacal, tente tomar a pílula enquanto come.
#DicaDeAmiga: se você ou, alguma mulher que você conhece, começar a ter alterações graves ou dores incontroláveis ao tomar a pílula, é preciso consultar um médico. Cada organismo reage de maneira diferente e pode ser necessário trocar a pílula ou, até mesmo, suspender o uso e adotar outro método, como os contraceptivos não hormonais.
Qual a regra de ouro para que a pílula evite uma gravidez indesejada?
A pílula deve ser tomada no primeiro dia do ciclo menstrual, com isso, você evita qualquer ovulação prematura. Também é importante tomar sempre no mesmo horário, todos os dias.
Gostou do conteúdo? Então, envie para as amigas que também usam pílula. Aproveite para conferir os outros temas que já falamos aqui no EntreElas. Certamente, terá a resposta para alguma dúvida que há tempos você tem.