GRAVIDEZ SILENCIOSA: O QUE É E COMO ELA ACONTECE?

16 de outubro de 2023
Por EntreElas By Exeltis

Basta um pequeno atraso na menstruação e pronto: você já acha que está grávida e começa a imaginar todas as transformações que estão para acontecer no seu mundo. Agora, imagine o contrário: do nada, você descobre que vai ter um bebê quase na hora do parto. Essa é a gravidez silenciosa.

Para acabar com as dúvidas sobre o que é e como acontece a gravidez silenciosa, o EntreElas by Exeltis foi atrás de especialistas e reuniu algumas dicas importantes para você redobrar a atenção. Confira:

Antes de tudo, gravidez silenciosa não tem sintomas?

Quem já ficou grávida ou viveu perto de alguém que estava esperando uma criança sabe que a gestação é um período transformador. O corpo muda, o humor fica instável, desejos e enjoos surgem etc. São inúmeros os sintomas. Então, a pergunta que não quer calar é a seguinte: será que gravidez silenciosa não tem sintomas?

Não exatamente.

Na verdade, a gravidez silenciosa geralmente vem associada a condições e características que podem enganar a percepção dos sintomas pela futura mamãe. Ou seja, os sintomas existem, mas podem ficar escondidos no dia a dia.

Nesses casos, a menos que se faça um teste de gravidez ou realize uma consulta médica, pode ser difícil ter qualquer resposta antes do fim do segundo trimestre de gestação.

Quais são as condições que podem esconder a gestação?

– Ciclos menstruais irregulares

Mulheres com ciclos menstruais irregulares e de longa duração podem ficar meses sem que a menstruação desça, o que pode ajudar a mascarar a gravidez.

– Uso de anticoncepcional

Neste caso, a gravidez ocorre devido ao mau uso do método – esquecer de tomar em algum dia, por exemplo. As pessoas que fazem o uso de pílulas anticoncepcionais podem perceber a gestação tardiamente pois não menstruam.

– Síndrome do ovário policístico

Além da irregularidade no ciclo e a ausência de menstruação, a infertilidade é um sintoma comum associado a SOP (Síndrome do Ovário Policístico). Em alguns casos, por isso, pessoas que convivem com a síndrome descartam a possibilidade de gravidez e acabam sendo surpreendidas com a gestação avançada.

– Sangramentos

O sangramento ao longo da gestação pode ser confundido com a menstruação. Geralmente em pequenos spots, esse sangramento é normalmente ocasionado na implantação do embrião no útero e no rompimento dos vasinhos que o revestem.

– Fatores psíquicos

A saúde mental também pode contribuir para que a pessoa não note a gravidez. Seja pela negação da possibilidade, medo da descoberta ou outro distúrbio que impeça a busca pelo diagnóstico.

Além da menstruação, outros sintomas da gravidez que podem ficar escondidos

A falta de menstruação é o principal sintoma associado à gravidez e o primeiro que vem à nossa cabeça quando pensamos na transformação das grávidas. Mas não é o único: outros sintomas considerados “comuns” também podem ser escondidos facilmente no dia a dia, incluindo ganho de peso, seios doloridos e inchados, urinar com mais frequência, cansaço, náuseas, dores de cabeça, dores nas costas e não tolerar algumas comidas ou cheiros. Tudo isso pode indicar que uma pessoa está grávida.

Por isso mesmo, é sempre importante que as pessoas com útero mantenham sempre um acompanhamento de perto com o ginecologista (sobretudo com ciclos irregulares ou outra condição que facilite uma gravidez silenciosa).

Lembre-se: o cuidado com a saúde é fundamental para evitar surpresas e manter o corpo e a mente funcionando perfeitamente.

E, claro, que o EntreElas by Exeltis também está aqui para te acolher. Então, se ficou com alguma dúvida ou tem alguma história sobre esse assunto, mande pra gente. vamos adorar fazer essa conversa entre nós, EntreElas!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas