Você sabe identificar o período do mês em que está ovulando? Não? Bom, antes da gente entrar nas fases do período menstrual para entender quando e como ocorre a evolução, é importante lembrar o que ela significa: trata-se da liberação do óvulo do ovário para as trompas de falópio e é o principal sinal de fertilidade do nosso corpo.
A ovulação ocorre de 13 a 15 dias antes do início de cada período menstrual e determina o melhor momento para engravidar, ou seja, o período fértil. A fertilização do ovócito (óvulo na fase prematura) ocorre, no máximo, 24 horas após sua liberação. Se não houver fertilização, o endométrio é eliminado junto com o óvulo e a partir daí começa o ciclo menstrual.
Como saber se estou ovulando?
Quando ocorre a menstruação, todos os meses, é uma indicação de que nossos ovários e, portanto, nossos hormônios estão funcionando corretamente. Durante a ovulação, é comum sentir alguns desconfortos como dores intensas e é muito comum, também, não sentir absolutamente nada. Como a gente gosta de lembrar, cada corpo é único, nossos organismos não funcionam como reloginhos suíços. 😊
O processo de ovulação é controlado pelo hipotálamo, que ativa a secreção do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo-estimulante (FSH). E o que são o LH e o FSH? Ambos têm um papel importante para a função reprodutiva feminina. O LH age nos ovários fazendo com que os folículos (aquelas pequenas bolsas que envolvem o óvulo) liberem seus óvulos. Por sua vez, o FSH influencia a maturação dos ovócitos ou óvulos na primeira fase do ciclo menstrual.
Fases do ciclo menstrual
Antes de falarmos da ovulação, é importante lembrar que o ciclo menstrual conta com três fases e é fundamental conhecê-las para entender o que acontece dentro dos nossos corpos.
O primeiro ponto é: o primeiro dia do ciclo menstrual é também o primeiro dia da menstruação. A partir daí, começam as três fases: a folicular, a ovulatória e a fase lútea. Vamos entender cada uma delas, abaixo:
Fase folicular, fazendo um ninho
Começa no primeiro dia da menstruação, mas dura até o dia 12. Esta fase inclui os dias da menstruação, em que o óvulo não fertilizado é expelido.
É conhecido como folicular, porque é onde se desenvolvem os folículos, minicavidades no ovário preenchidas com líquido que contém o óvulo não desenvolvido. Esses folículos serão a casa do ovo depois. Quando o hormônio FSH sobe, os folículos começam a trabalhar e produzir estrogênio, o que faz com que o endométrio engrosse até formar um leito para abrigar o possível óvulo fecundado. A cada ciclo, o organismo escolhe um folículo aleatório onde o óvulo irá amadurecer até atingir 20 mm.
Ovulação, liberação do óvulo
O folículo se rompe e libera o óvulo maduro no útero. Em sua jornada, atravessa as trompas de falópio e pode sobreviver até 24 horas esperando para ser fertilizado.
A ovulação ocorre cerca de 16 dias antes do início da próxima menstruação e 24 a 36 horas após a secreção do hormônio luteinizante (LH), que libera um dos óvulos maduros. Na verdade, esse hormônio é usado para medir o momento do ciclo em que atingimos a fertilidade máxima.
Fase lútea, aguardando gravidez ou menstruação
A terceira fase do ciclo menstrual começa após a ovulação e dura de 14 a 16 dias até que ocorra a gravidez ou a menstruação. Isso significa que, se o óvulo for fecundado por um espermatozoide, existe a possibilidade de gravidez. Caso contrário, a superfície do endométrio não é mais necessária, e desta forma, se prepara para ser eliminada com a menstruação. E aí tudo recomeça! 😉