Grávida e menstruada? Pode isso, meninas?

30 de agosto de 2023
Por EntreElas By Exeltis
Menstruação na gravidez? Entenda o que pode estar por trás do sangramento durante a gestação.

Você está grávida e entrou em pânico porque viu sangue na calcinha? Ou achava que estava grávida, o sangramento veio e você sentiu um alívio porque não pode estar grávida, já que está menstruada? Calma! Antes de qualquer conclusão, continue lendo esse conteúdo e veja que sangramento e gravidez podem, sim, ocupar o mesmo corpo. Porém, é preciso entender o que é sangue e o que é menstruação e ficar muito atenta aos sinais para procurar ajuda médica. Vamos lá?

Posso estar grávida e menstruada?

Durante a gestação, o corpo pode enviar sinais em forma de sangramento que nos levam a pensar na possibilidade de menstruação na gravidez. Entretanto, não é possível engravidar e ficar menstruada ao mesmo tempo. Você precisa ter em mente que nem todo sangramento vaginal é fruto de ciclo menstrual, ou seja, se você estiver grávida, pode ter algum sangramento, que não será menstruação. Veja as possíveis causas: 

Como saber se é sangramento de implantação ou menstruação?

Em geral, o sangramento de implantação tem uma textura mais leve e vem em quantidade bem menor do que habitualmente acontece no fluxo menstrual regular. Sua cor é mais rosada ou marrom e a duração costuma ser bem curta. Para algumas mulheres dura algumas horas, para outras alguns dias, e às vezes vem e vai por 1 ou 2 dias. O calendário menstrual também pode te ajudar a diferenciar: a menstruação tem que chegar aproximadamente 14 dias após a ovulação e o sangramento de nidação seria 9 dias depois.

  • Sangramento de implantação

Quando o embrião se implanta na parede uterina, pode provocar o rompimento de pequenos vasos. Então, pode haver um pequeno sangramento que pode ser confundido com menstruação.

  • Sangramento após sexo ou exame vaginal

Quando nosso corpo ativa o modo de gestação, o fluxo sanguíneo na região cervical aumenta muito. Isso significa que quando você faz um exame vaginal ou depois de ter relações sexuais durante a gravidez, pode sangrar um pouco. Esse leve sangramento é igual aquele que você tem quando machuca qualquer outra parte do seu corpo.

E se atentar a sangramentos que podem ser um pouco mais graves:

  • Sangramento intenso na gravidez pode ser um aborto espontâneo?

Essa é, sem dúvida, a primeira coisa que mulheres com um teste de gravidez positivo pensam quando percebem um sangramento. Infelizmente, a perda de gravidez é mais comum do que pensamos.

Para descartar qualquer dúvida, procure ajuda médica quando perceber um sangramento mais intenso ou uma dor abdominal incomum.

  • Sangramento e gravidez ectópica

Uma das causas raras para um sangramento intenso é a gravidez ectópica. Isso acontece quando o embrião é implantado fora do útero, normalmente na trompa de Falópio. Um dos sintomas é o sangramento vaginal acompanhado de dor intensa. A gravidez ectópica não é uma gravidez viável e, além disso, é perigosa para a mãe. A estimativa é que aconteça em 2% das gestações.

  • Sangramento e trabalho de parto prematuro.

Se você chegou ao último trimestre de uma gestação, não há dúvidas de que você está grávida e, portanto, não pode estar menstruada. Neste estágio, se você tiver um sangramento, provavelmente é sinal de trabalho de parto muito prematuro. Nesse caso, você pode ter a ruptura da bolsa amniótica e o descolamento da placenta. Não hesite em procurar um atendimento de emergência!

Gravidez e dores parecidas com as cólicas menstruais 

É comum ter cólicas muito parecidas com as sentidas na menstruação durante a gravidez. Elas acontecem devido ao crescimento do útero e do feto, às alterações hormonais e até mesmo após as relações sexuais. Mas se elas são leves, como se estivesse recebendo alfinetadas, pode ficar tranquila que está tudo bem.

Mas, se a dor for intensa e incomodar, procure orientação profissional para checar se está tudo bem!

#dicadeamiga: Como você pode ver, existem muitas causas para o sangramento ou dor durante a gravidez. Observe a cor, a textura, o tempo de duração. Tudo isso vai ajudá-la a descobrir a causa do sangramento que, mais uma vez, não é menstruação.

E acima de tudo, não tenha medo ou vergonha de procurar um especialista. Cada corpo é diferente e o que acontece com a prima da vizinha da sua cunhada não é o mesmo que acontecerá com você.

O mais importante é estar bem-informada. Aqui no EntreElas, você tem muito conteúdo para saber mais sobre o funcionamento do seu corpo. Assim, fica mais fácil cuidar dele. Mulher que se ama, se cuida. Então, cuide-se!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas