10 causas que podem provocar um ciclo menstrual irregular

Saiba o que é ciclo menstrual irregular, conheça suas possíveis causas e quando é importante buscar um tratamento.

Você passa meses sem menstruar? Ela desce sem avisos e de repente? Acredite, você não está sozinha! Existem vários motivos, mas a verdade é que o ciclo menstrual irregular é mais comum do que se pode imaginar. Apesar de comum, é bom destacar: é importante ficar atenta e entender o que está causando as variações e o que os atrasos ou adiantamentos podem significar. Vamos lá?

Quantos dias dura um ciclo menstrual regular

O ciclo menstrual começa no primeiro dia do sangramento e vai até o último dia antes do ciclo seguinte, idealmente em 28 dias. Porém, na vida real, esse período pode não ser tão exato assim, podendo variar entre 21 e 35 dias. Afinal, não somos todas iguais, assim como nossos corpos e regras. Certo?

Mas, quando o ciclo foge dessa margem, ou seja: se você fica meses sem ter notícias da sua menstruação, ou há grandes variações no período, estamos diante de um ciclo menstrual irregular. Também podemos dizer que o ciclo menstrual é irregular quando há pequenos sangramentos entre as menstruações, quando ela dura mais de sete dias, ou apenas dois. Mas, quando a mulher não menstrua de jeito nenhum, vale investigar se não se trata de amenorreia.

As causas do ciclo menstrual irregular

Bem, há várias causas para um ciclo menstrual irregular. A primeira e mais lógica delas (e a que mais pode nos assustar, se não for programada), é a gravidez. Por isso, ao perceber o atraso de um mês, a primeira coisa a se fazer é descartar a concepção. Além disso, entretanto, existem outras razões para um ciclo irregular. Abaixo, listamos outras nove:

  • Adolescência e menopausa

Quando começamos a menstruar, o ciclo não costuma ser muito regular, assim como quando estamos entrando no período da menopausa. Isso é perfeitamente normal e temporário.

  • Estresse ou problemas emocionais

Momentos de nervosismo e ansiedade não são bons pra ninguém, inclusive para o nosso ciclo menstrual, que também pode ser alterado, para mais ou menos dias. Isso tem um nome: amenorreia hipotalâmica!

  • Distúrbios alimentares

Nosso Índice de Massa Corporal (IMC) também afeta os processos hormonais. Assim, o ciclo menstrual pode variar em casos de anorexia, bulimia ou excesso de peso. E cuidado! Perdas e ganhos de peso também afetam nosso ciclo.

  • Alterações hormonais

Aqui entra tudo o que faz com que os hormônios que controlam a ovulação dancem a conga, desde alguns medicamentos como doenças crônicas (diabetes) ou distúrbios como a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos).

E TEM MAIS:

  • Praticar muito esporte

Se exercitar é muito saudável e importante, mas dependendo da intensidade dos treinamentos diários, também pode haver alterações na menstruação.

  • Ritmo de vida

Parece que a menstruação sabe quando estamos com o passaporte na mão para viajar, não é? E sim, estar longe de casa também pode afetar nosso ciclo, assim como os nossos turnos de trabalho.

  •  Problemas de saúde

Alguns problemas de saúde física, como infecções do sistema reprodutivo, pólipos uterinos ou miomas, também podem levar a um período menstrual irregular.

  •  Puerpério

Se a vida da mulher muda completamente após a gravidez, por que isso seria diferente com a menstruação, não é mesmo? Após o parto, especialmente por conta da amamentação, a mulher pode ficar de 40 dias até um longo período (sim, até mais de um ano!) sem menstruar, então por isso, é perfeitamente normal, assim como as menstruações irregulares após o parto (duas vezes por mês, muito intensas etc). De qualquer forma, não esqueça que você pode consultar seu médico para entender o que está acontecendo com você.

Ciclo irregular e gravidez

Você tem ciclo menstrual irregular e quer saber se é possível engravidar? Realmente, a menstruação irregular pode provocar a confusão quanto aos dias de ovulação, sendo mais complicado identificar os dias mais férteis. Nesses casos, é recomendado aumentar a frequência sexual para ter mais possibilidades. Que tal?

Brincadeiras à parte, há realmente casos em que a menstruação irregular influencia sim nas chances de gravidez: distúrbios hormonais (como a SOP) alteram e impedem a ovulação, assim como problemas uterinos (como pólipos) podem ser um impedimento para que o óvulo evolua como deveria. Sendo assim, cada caso é um caso. Mas, se você quer engravidar e a irregularidade do seu ciclo está te impedindo, é melhor consultar um médico.

Minha menstruação é irregular, quando devo fazer um teste de gravidez?

O tempo aconselhável para realizar o teste de gravidez é de 15 dias, porém no caso de menstruação irregular esse prazo pode variar. Para evitar um “falso negativo”, é melhor esperar para realizar o teste uma semana após o vencimento da menstruação.

Ciclo irregular é necessariamente um problema?

Se você chegou até aqui e está se perguntando: ué, mas eu sempre tive ciclo menstrual irregular e nunca tive problemas hormonais, então eu devo me preocupar? É possível que você não se encaixe no ciclo clássico de 28 dias e que seu ciclo menstrual seja simplesmente mais longo ou mais curto.

#dicadeamiga: Como a menstruação é um ótimo termômetro para saber como tudo está funcionando por dentro, vale a pena ficar de olho nos sintomas, na duração, no cheiro e até na cor do sangue menstrual.

E se seu ciclo irregular é algo que te preocupa, agende uma consulta médica para esclarecer todas as suas dúvidas!

Tratamento para menstruação irregular

Muitas vezes, um ciclo menstrual irregular é normalizado pela mudança de hábitos de vida. Às vezes, nosso pior inimigo é o ritmo de vida agitado, por isso procure desacelerar, dormir bem, se alimentar com comida de verdade e viver de forma leve. Resumindo: cuide-se como cuidaria da sua melhor amiga!

E não deixe de consultar um médico, especialmente se suspeitar que o ciclo menstrual irregular está relacionado a um distúrbio hormonal, como a SOP.

Gostou do post? Compartilhe com suas amigas que podem gostar também!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas