Você está lá, toda tranquila, até que de repente: a menstruação vem com tudo. Quem nunca, né? Bom, uma das maneiras de evitar este tipo de perrengue é ter o controle do ciclo menstrual. Mas…
Ainda assim, a verdade é que mesmo quem não costuma ter o ciclo irregular pode viver essa situação um tanto inesperada ou ter fluxos muito intensos – e fora de hora.
E aí, vira e mexe, a gente recebe aqui no EntreElas by Exeltis este tipo dúvida: será que tem como cortar a menstruação? Para resolver a questão, nós chamamos o Dr. Ricardo Bruno para nos trazer a resposta.
Confira só nosso papo:
Dr. Ricardo Bruno, indo direto ao ponto: é possível cortar a menstruação no mesmo dia que ela desce?
Sim, existe a possibilidade de interromper a menstruação se você iniciar uma nova cartela de pílula anticoncepcional no dia em que estava programado para descer ou que começar. Mas não recomendo cortar a menstruação quando ela desce de forma natural. O ideal é deixar o ciclo menstrual acontecer adequadamente ou se programar para usar um método contínuo.
Por que é importante respeitar a pausa do anticoncepcional?
A pílula anticoncepcional precisa ter pausas. Dessa forma, é possível ter a previsibilidade do ciclo menstrual, ou seja, saber com exatidão quando você vai menstruar, tendo então um bom controle de ciclo.
Apesar de muitas crendices antigas, ficar sem menstruar não traz qualquer malefício para saúde, sobretudo quando associado a um método contraceptivo (cíclico ou contínuo), pois isso não altera a natureza do nosso corpo.
Muita gente fala que usa remédios para fazer a interrupção da menstruação. Por que este é um caminho perigoso?
De fato, algumas pessoas relatam usar remédios para tratar hemorragias como forma de interromper a menstruação, mas isso não é adequado de modo algum por trazer importantes riscos à saúde.
Essas medicações servem para tratar quadros clínicos hemorrágicos. Ou seja, quando usado para qualquer outro fim, estes remédios poderão nos piores casos trazer contraindicações sérias para quem tentar cortar o fluxo menstrual a partir deles.
Vale sempre destacar que cada caso é diferente do outro e, por isso, o recomendável é sempre contar com o apoio de um médico ginecologista para avaliar qual é a rotina e solução mais adequada para seu corpo e momento de vida!
Quais métodos contraceptivos podem levar à amenorreia (deixar de menstruar)?
Primeiro é importante lembrar que nenhum método contraceptivo vai levar a amenorreia eternamente, pois eles não foram desenvolvidos para isso. Porém, dentre os métodos que possuem a maior chance de levar à amenorreia, podemos destacar o uso contínuo de contraceptivos hormonais combinados (estrogênio + progesterona), DIU hormonal, pílulas somente com progestagênio (sejam contínuas ou cíclicas), implante de desogestrel e injetável trimestral.