Ficar com os seios doloridos ou com coceira na TPM é normal?

Quando ter os seios doloridos ou coceira nos dias que antecedem a menstruação é algo normal e quando é preciso procurar ajuda médica

Você começa a sentir seus seios doloridos ou coceira. Olha o calendário e ele te dá a resposta que estava procurando: a menstruação está chegando. Viu? Você não está sozinha se passa por isso sempre. Seios doloridos ou coceira são sintomas comuns nos dias de ovulação, cerca de 15 dias antes da menstruação, e a principal causa costuma ser o pico de estrogênio que ocorre nesses dias.

Vamos juntas entender as causas e até mesmo quando essas sensações extrapolam o considerado normal e é preciso procurar ajuda médica?

Quantos dias antes da menstruação os seios doem?

Esse tempo varia bastante. Algumas pessoas podem sentir essas sensações ou uma semana antes da menstruação descer ou até 15 dias. Em ambos os casos, isso geralmente é um aviso de que a menstruação está chegando.

É normal sentir coceira nos seios?

Falar sobre coceira nos seios ainda parece ser um tabu, mas a verdade é que, assim como existem diferentes tipos de mamas, existem diferentes tipos de sintomas. Às vezes ocorrem todos juntos e outras vezes separadamente, mas são sempre sintomas da TPM: sensibilidade nos seios, coceira nos mamilos, dor, inflamação, inchaço… E tudo por causa da dança dos hormônios. Então, se isso acontecer com você, não há motivo para se preocupar.

A dor nos seios geralmente dura alguns dias e depois desaparece. Mas, se estiver muito complicado suportar o incômodo, procure usar um sutiã com bastante sustentação, mas que não aperte demais as mamas. Para aliviar a coceira, você pode usar um creme ou óleo específico para hidratar a pele, pois ela também pode estar também um pouco seca.

Quando a dor no peito é sinal de alerta

Como vimos, dor no peito, coceira nos mamilos ou sensibilidade nos seios podem ser normais e, em princípio, não há nada com o que se preocupar. Mas, como tantos outros sinais que nosso corpo nos envia, pode ser sintoma de outra coisa. Algumas dicas para ficar de olho:

– Sinais visíveis: se o incômodo vier acompanhado de algum sinal visível como vermelhidão, manchas, caroços, é melhor procurar uma avaliação médica.

– Dor contínua: sensibilidade e coceira nos seios durante a TPM é algo comum, mas se a dor for contínua, ou seja, não passar em poucos dias após a menstruação, ou vir acompanhada de um sintoma adicional, como febre, procure seu ginecologista.

– Reação ao sutiã: muitas vezes, a coceira está relacionada a questões dermatológicas, infecção ou alergia, pode valer a pena realizar uma consulta médica para esclarecer as dúvidas. Outra pista pode ser o uso de um sutiã inadequado, seja na sustentação ou no tecido. Fique de olho!

De qualquer forma, a dor no peito pré-menstrual ou mesmo a dor no peito após a menstruação é muito comum, normal e até fácil de reconhecer quando a menstruação vem visitá-la todas as vezes. Como vem, vai e não tem mais implicações nem é um problema de saúde. Mas, se esses sintomas persistirem ou estiverem te incomodando muito, procure orientação médica! Seu bem-estar é o que mais importa!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas