CALMA! Confira 5 dicas para lidar com as surpresas do seu ciclo menstrual
Meninas, só quem já viveu é que sabe. Aliás, quem é que nunca passou por aquele perrenguezinho básico com o próprio ciclo menstrual, né? Seja com a chegada sem avisos da menstruação ou com o fluxo em abundância, sempre há episódios que geram constrangimentos e preocupações.
Nossa amiga Laura*, de 18 anos, por exemplo, nos contou aqui no EntreElas que durante uma viagem de férias sua menstruação a pegou de surpresa e isso causou muitas frustrações: afinal, foram vários meses planejando a tão sonhada viagem.
“Eu estava sentindo algumas dores, mas nada que realmente me incomodasse. E, então, bem no dia em que viajei, minha menstruação desceu do nada. Eu fiquei extremamente desapontada, porque preparei tantos looks para usar e, de repente, me senti sem chão.”
Casos como esses, infelizmente, ainda acontecem muito. Na hora de ir trabalhar, ir pra escola… Inclusive, em uma matéria publicada pela UNICEF, estima-se que mais de 60% de adolescentes e jovens que menstruam já deixaram de ir à escola ou a outro compromisso por conta da menstruação. Pensando nisso, queridas, separamos 5 dicas de ouro para evitar os contratempos com a chegada da menstruação. Olha só:
1 – Tenha controle do seu ciclo
O primeiro passo para se atentar é o controle do período menstrual. Hoje, é possível acompanhar o ciclo da menstruação através de aplicativos ou até mesmo com o auxílio dos anticoncepcionais. Seja como for, é importante ter esse controle em mente para entendermos as fases e, consequentemente, para conseguirmos nos preparar melhor para cada etapa.
2 – Fique de olho nos sinais
A menstruação pode vir acompanhada de diversos sintomas físicos e emocionais, que podem ser desde dores de cabeça, alterações de humor e inchaço, até alteração da cor da secreção natural. Caso alguns desses sintomas apareçam por aí, fique em alerta, porque pode ser a chegada da menstruação.
3 – Carregue seu “kit emergência” na bolsa
Como vovó dizia, prevenir é melhor do que remediar. Então, separe um kit com necessaire, absorventes e uma peça de roupa íntima para levar a tiracolo, sempre. Desse jeito, se houver qualquer sangramento atípico, a solução estará em suas mãos.
4 – Não se limite e busque ajuda se precisar
O período menstrual não deve ser um impedimento para nossas atividades normais, mesmo que as cólicas, dores de cabeça, sintomas emocionais e o próprio sangramento nos deixem sem vontade de encarar o dia. Isso não pode te impedir de usar a roupa que você quer, por exemplo. Converse sempre com o seu ginecologista para entender como lidar com os sinais da TPM.
5 – Cuide-se bem o mês todo
Mantenha seu bem-estar físico e mental sempreem dia. Lembre-se de que sedentarismo, estresse e ansiedade, por exemplo, são fatores que podem provocar o desregulamento do ciclo menstrual. Ou seja, reserve um tempo para você e relaxe, tirando alguns momentos para lazer e praticar o autocuidado.
Viu só? Existem formas para evitar que imprevistos aconteçam. Mas o grande ponto é: você precisa estar bem!
E aí, pronta para colocar essas dicas em prática? Bora!
E não esquece: gostou deste conteúdo ou conhece alguém que pode curtir? Compartilhe essas dicas e ajude que mais pessoas estejam nessa nossa conversa EntreElas.
#Menstruação #CicloMenstrual #Dicas #EntreElasByExeltis
*Nome fictício para proteger a privacidade*