Anel Vaginal

13 de outubro de 2023
Por EntreElas By Exeltis

5 curiosidades que você (talvez) ainda não saiba

Escolher o melhor método contraceptivo para o seu corpo e realidade exige autoconhecimento e, claro, muito apoio médico. Será que você conhece todos os métodos contraceptivos disponíveis? Muitas vezes é tão comum só falarem de pílula que nem paramos para avaliar outras opções que podem ser TUDO o que você procura! Por exemplo: você já ouvir falar sobre o Anel Vaginal?

O que é?

O Anel Vaginal é uma combinação de dois hormônios chamados progesterona e estrogênio, que oferecem benefícios parecidos com os da pílula anticoncepcional combinada, mas têm uma ação local, ou seja, diretamente através da mucosa vaginal.

Mas para você saber tudo sobre este método contraceptivo, o EntreElas by Exeltis traz hoje 5 curiosidades que você precisa saber sobre esse assunto. Confira:

  1. Praticidade e alta eficácia: o Anel Vaginal é um método contraceptivo altamente eficiente, assim como a pílula, mas com uma vantagem: não exige o controle diário. Ou seja, use sem ficar com medo de esquecer de tomar a pílula e, ainda assim, manter a proteção (apenas lembre-se de respeitar as pausas).
  • Fácil de ser aplicado e proteção imediata: o Anel Vaginal pode ser introduzido por você mesma e começa a funcionar imediatamente. Isso porque, de forma prática, este dispositivo libera pequenas doses de hormônios que inibem a ovulação, prevenindo uma possível gravidez. A maioria dos Anéis Vaginais podem ser utilizados por 3 semanas seguidas. Após esse período, é recomendado fazer a pausa de 7 dias.
  • Fácil descarte: O Anel Vaginal é fácil de inserir e retirar da vagina. Aliás, a remoção costuma ser bem mais fácil do que muitas pessoas imaginam e não leva mais do que alguns segundos. E não se preocupe, não é possível que ele se perca dentro da vagina, viu?! Para descartar, após a remoção, apenas jogue-o fora no lixo comum.
  • Não previne doenças sexualmente transmissíveis: Ao contrário do que muitos pensam, o Anel Vaginal não previne as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Para a maior proteção, o melhor caminho é sempre o uso de preservativos durante as relações sexuais.
  • Sem pausa, o Anel Vaginal ajuda a cessar o fluxo menstrual (ou torna os sangramentos mais discretos): Se você não quer menstruar, uma opção é utilizar o Anel Vaginal sem pausa. Nesse caso, é possível que você não tenha nenhum sangramento – embora algumas mulheres tenham pequenos spottings, com escapes quase imperceptíveis. Agora, se sua escolha é fazer a pausa de 7 dias entre a retirada e a colocação do novo Anel Vaginal, é provável que sua menstruação desça com o sangramento normal durante esse período.

Vale destacar que ficar sem a pausa do Anel precisa ter a anuência do seu médico.

O que você achou do Anel Vaginal? Já conhecia?

Com essas informações, você pode refletir se esse seria o melhor método para você se prevenir! Mas lembre-se: para saber se esse é o melhor método contraceptivo para o seu corpo, consulte o seu ginecologista.

E, claro, se você tem dúvidas ou histórias para compartilhar, fique à vontade para falar com a gente. Aqui no EntreElas, a conversa é sempre pra você, por você e com você!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas