Efeitos da pílula anticoncepcional

Ganho de peso, sensibilidade, dores de cabeça... afinal, como é viver com os efeitos da pílula anticoncepcional?

RAQUEL*, 35, CURITIBA

“Uso pílula anticoncepcional desde os meus 30 anos. No começo, percebi ganho de peso e mudanças no humor… Com o passar do tempo, fui percebendo outros sinais, como a perda da libido, sensibilidades nos seios e dores de cabeça. Atualmente estou mais acostumada com a pílula, mas sempre que necessário, faço pausas para a diminuição dos sintomas.”

*Este é um depoimento real obtido através de entrevistas realizadas pela equipe EntreElas by Exeltis. Para preservar a identidade e privacidade das pessoas ouvidas, todos os nomes divulgados são fictícios.

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marina

    Olá! Tudo bem? Tenho ovário micro policístico e vivo um dilema, pois tomar a pílula me regula em uma parte, mas me desregula em outras. Sempre que tomo a pílula, meu peso reduz, tenho diminuição dos pelos e minha menstruação regula, mas fico com enxaqueca, náusea, dor nos seios e alterações de humor, 30 dias por mês. Quando paro de tomar, não ocorre o sangramento, aumento o peso, os pelos engrossam, tenho acne e aumento de oleosidade na pele. Pelos benefícios eu amo a pílula, mas os efeitos colaterais me fazem desistir, nunca consigo passar um ano tomando, e já experimentei injeção e diversas pílulas, todos me deixam muito mal o mês todo. De verdade não sei o que fazer e essa situação me deixa ansiosa, pois fico pensando no futuro e nos riscos de não menstruar. Já vivo esse dilema há 12 anos, já fiz vários testes, passei por vários especialistas e nunca encontrei um método que resolva o problema e me deixe bem. Uau! Muito legal poder falar sobre isso por aqui.

    1. exeltis

      E nós amamos que você compartilhou a sua história aqui! Bom, a síndrome dos ovários policísticos realmente tem essas características que você comenta. Uma opção que pode ser interessante para o seu caso, é utilizar uma pílula que seja antiandrogência, algumas opções são as pílulas com ciproterona, clormadinona e a drospirenona, pois são antiandrogênicas e podem melhorar todos esses sintomas. Já existe no mercado pílulas somente com drospirenona sem estrogênio, o que pode evitar esses sintomas indesejáveis. Converse com sua Ginecologista sobre esta opção.

Comentário
perguntas