Como identificar os sintomas de gravidez nas primeiras semanas

24 de outubro de 2023
Por EntreElas By Exeltis

A menstruação atrasou, está sentindo náuseas e os seios estão um pouco mais sensíveis que o normal? Talvez seja a hora de fazer um teste de gravidez! Esses são alguns dos sintomas mais comuns das primeiras semanas de gestação, um período pelo qual o corpo passa por muitas mudanças que vão exigir da mulher uma boa adaptação, especialmente no primeiro trimestre de gravidez.

Como identificar os sintomas da gravidez e até mesmo se preparar para o que vem por aí? A gente conta tudo pra você!

Os sintomas podem aparecer logo na primeira semana de gravidez?

Sim e não. Agora que está grávida, vai perceber que quando o assunto é gestação as respostas não são tão exatas como muitas vezes gostaríamos. Há grávidas que não notam nenhuma diferença nos primeiros dias, seguem a vida normalmente. Porém, outras, parece que ganharam um ingresso para uma grande montanha-russa…

Se você percebeu alguma mudança no seu corpo e suspeita que esteja grávida, calma! Você pode fazer um teste de farmácia para ter a confirmação, mas a forma mais confiável é de fato a realização de um exame de urina ou de sangue.

Sintomas de gravidez nas primeiras semanas

A gente sempre fala por aqui que cada corpo é um corpo e nenhuma regra serve para todos, todavia, separamos uma listinha dos sintomas que podem aparecer logo nas duas primeiras semanas de gestação, graças às alterações hormonais pelas quais o corpo passa nessa fase. Esses são os sintomas mais comuns:

– Náusea

Algumas pessoas, inclusive, descobrem a gravidez por causa das náuseas. Outras, nem sabe o que são. Não é uma sensação muito agradável e a boa notícia é que, normalmente, elas vão embora com o fim do primeiro trimestre. Paciência… 

– Sangramento leve

Um pouco de sangramento rosado e claro pode até ser normal, de fato, todos nós já ouvimos falar de sangramento de implantação em algum momento. Na verdade, algumas pessoas podem até confundi-lo com o primeiro dia da menstruação. Mas, procure imediatamente um profissional ginecologista em caso de sangramento com coágulos muito escuros ou muito abundantes, pois pode ser uma gravidez ectópica ou um aborto espontâneo.

– Seios sensíveis e inchados

Os seios são uma das partes do corpo que mais muda durante a gravidez. E é possível notar alguns sintomas logo nas primeiras semanas, como sensibilidade nas mamas e até mesmo um inchaço além do normal.

– Alterações no fluxo

É normal notar um corrimento mais abundante, esbranquiçado e um pouco mais espesso. E por que essa mudança de fluxo? Ainda que você não saiba, a dança hormonal já começou em seu corpo e são as mudanças no nível de estrogênio e progesterona que causam essas variações. 

– Dores abdominais, nos ovários e de cabeça

Se você costuma sofrer com dores abdominais, nos ovários e de cabeça durante o período menstrual, esses desconfortos também poderão estar presente durante a gravidez.

– Cólicas, gases e azia

Gases são completamente normais nas primeiras semanas de gravidez e não há motivos para vergonha ou negar essa realidade. Você também pode sentir cólicas, ardor e azia na gravidez e não se espante se eles vierem todos juntos.

– Constipação

Nas primeiras duas ou três semanas de gravidez, você também pode notar alguma constipação. Isso se deve ao aumento da progesterona, que é completamente normal e nos traz certas alterações. Comer frutas, vegetais, grãos integrais ou fibras é o melhor remédio natural para combatê-la.

– Cansaço

Com tantas mudanças no corpo, é totalmente normal sentir mais cansaço que o normal. Esse é um dos sintomas que podem te acompanhar do início ao fim da gestação.

CUIDADO COM A AUTOMEDICAÇÃO

Todo mundo tem uma receitinha ou um remedinho que costuma tomar quando se sente mal. E se quando o assunto for gravidez, fica aqui um alerta muito importante: não tome nenhuma medicação sem consultar sua equipe médica, pelo fato de que alguns medicamentos podem interferir na gravidez!

Não tenho sintomas de gravidez. Devo me preocupar?

Se você já confirmou com um teste que está grávida e não apresenta sintomas do mesmo jeito, não precisa se preocupar. Como dissemos, cada pessoa é diferente e cada corpo vive a gravidez à sua maneira. Não se preocupe, como consequência, cedo ou mais tarde você notará as mudanças mais óbvias (aumento da barriga, aumento dos seios…) e se conseguir passar por essa bela fase sem dores de nenhum tipo, melhor ainda! 

Aproveite para fazer o pré-natal com acompanhamento de um médico obstetra e se preparar para o nascimento da melhor forma!

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas