Dia do Orgasmo: dá pra comemorar? Dá!

29 de agosto de 2023
Por EntreElas By Exeltis
Pode comemorar falando baixinho, gritando, gemendo e até sem palavras: 31 de julho é o Dia Mundial do Orgasmo, e é mais do que justo que todas nós aproveitemos muito bem essa data.

Pode comemorar falando baixinho, gritando, gemendo e até sem palavras: 31 de julho é o Dia Mundial do Orgasmo, e é mais do que justo que todas nós aproveitemos muito bem essa data. Porque é isso que importa, né? Bom, deveria: afinal de contas, a verdade é que ‘chegar lá’ ainda parece bem difícil para pessoas de todas as fases e histórias.

Segundo pesquisa conduzida pela empresa de monitoramento Hibou, por exemplo, aproximadamente 80% das mulheres já fingiram ter um orgasmo.

Precisamos falar sobre este assunto e mudar esse cenário!

Por isso, hoje, o EntreElas celebra o orgasmo e traz algumas dicas sobre como atingir o máximo prazer sexual. Vamos lá?

Mas antes… o que é orgasmo, afinal?

Orgasmo é o auge da excitação sexual, experiência psicofísica rápida que dura entre 5 e 15 segundos, ao permitir a descarga das tensões em um instante de relaxamento. Em outras palavras, é aquele momento em que a excitação sexual chega no máximo e você atinge o prazer.

Como o orgasmo impacta a saúde da mulher?

Existem inúmeras pesquisas que indicam que a liberação do prazer, com substâncias como ocitocina, serotonina e dopamina, substâncias essenciais para garantir nossa disposição, produtividade e bom humor. Ou seja, não se trata de ver o passarinho verde, viu? É ciência.

Além disso, o orgasmo é uma etapa fundamental para garantir a saúde física e mental das mulheres, ajudando no relaxamento e na sensação de bem-estar, com a oxigenação do organismo – não apenas da parte genital, inclusive. Isso ajuda na circulação sanguínea, respiração, força muscular e muito mais.

Por que é tão difícil atingir a excitação plena?

Exceto condições bem específicas, toda mulher é capaz de atingir o orgasmo. Temos, inclusive, um órgão todo voltado a isso: o clitóris, principal ponto do prazer feminino. Frequentemente associado ao Ponto G, o clitóris fica na porção de cima da vulva e é composto da glande, na parte visível, e dois pedúnculos internos, que ficam eretos (como o pênis) quando há excitação.

Agora que já falamos sobre o clitóris, é hora de avisar que a vagina não é, necessariamente, uma área de prazer para a mulher. Isso explica por que o estudo indicado acima mostrou também que cerca de 40% das brasileiras sentem dificuldades de chegar ao ápice do prazer sexual durante a penetração. Só o ato em si, não basta: é preciso também estimular a região mais sensível.

Além disso, é sempre bom destacar que:

Estresse e cansaço podem afetar a libido como um todo;

– Muitas mulheres ainda veem o sexo com os parceiros como a única fonte de prazer;

Alimentação ruim e a falta de exercícios físicos dificultam a performance do corpo durante as relações;

– Às vezes, falta tempo. Fora a TPM e a menstruação.

Tem 20 minutinhos pra dar?

Todo mundo já ouviu histórias de que, na Hora H, o sexo acaba antes de a mulher atingir o orgasmo. Faz sentido, porque mulheres e homens têm tempos diferentes para atingirem o prazer, sabia?

Embora estudos do The Journal Sexual Medicine, que ouviu pessoas de 20 países, o tempo médio para que a mulher atinja o orgasmo é de 13 minutos e meio, podendo variar de pouco menos de 10 minutos a até 21 minutos. Já os homens levam até 7 minutos, apenas.

Evidentemente, esse tempo depende de uma série de condições pessoais. Para resolver essa diferença de relógio entre homens e mulheres, porém, é preciso encontrar formas de ampliar a estimulação sexual feminina – o que pode ser feito aumentando as preliminares, com toques, massagens e até uma boa conversinha (vai do seu gosto).

O objetivo precisa elevar a temperatura no ponto certo. Quem sabe, assim, todo mundo não chega lá ao mesmo tempo?

Se toca, que pode rolar

Segundo especialistas, outra dica importante para facilitar o orgasmo é buscar o autoconhecimento. Descobrir o próprio corpo é fundamental em busca das melhores formas de se excitar e melhorar o prazer. Isso inclui conhecer áreas do corpo mais suscetíveis ao prazer, o que eleva seu tesão etc.

Nesse mesmo ponto, claro, é fundamental falar que a masturbação é uma alternativa saudável para o prazer feminino, indicada pela medicina. Hoje, estima-se que pouco mais de 70% das mulheres brasileiras se masturbam – o que significa que quase um terço das pessoas com útero não se deram “essa chance”. Entre aquelas que não aderiram à prática, até aqui, a maior parte ainda vê o ato de se masturbar como algo errado. Será?

Sem medo de chegar lá

Investir na masturbação ou no uso de brinquedinhos sexuais são caminhos plenamente saudáveis, quando não colocam a própria integridade em risco. O mais importante, de acordo com especialistas em psicologia e sexualidade, é encontrar formas de dar vazão aos desejos e atingir o bem-estar sexual.

Por isso, se você tem dúvidas, medos ou dificuldade para expor seus desejos, procure sempre sua rede de apoio (com amigos ou parceiros, por exemplo) e médicos especialistas de sua confiança. Ter essa conversa pode ajudá-la a resolver seus dilemas e simplificar sua vida sexual (e no geral).

E lembre-se: aqui no EntreElas, sua voz vai sempre encontrar espaço de fala e representatividade. Tire suas dúvidas com nossos especialistas ou compartilhe suas histórias. Juntas podemos chegar lá com muito mais orgasmos e vida para celebrar! 

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cilene Andrade

    Preciso sentir o orgasmo !! Faz anos q não sinto !!

    1. EntreElas By Exeltis

      O orgasmo é uma sensação que dura alguns segundos, em média na mulher dura aproximadamente 15 segundos, seria o pico da excitação sexual, no qual acontece uma descarga de tensão e com ela a liberação de substâncias que causam a sensação de bem-estar e prazer.

      *O comentário foi fornecido por um profissional da saúde. Não é excluída a necessidade de sempre consultar um médico para que uma avaliação mais precisa do seu caso seja realizada.

  2. Evelyn Cristina da Silva Mendes

    Boa tarde,queria entender porque só consigo chegar ao orgasmo me masturbando,no ato sexual sinto apenas tesão,mas nunca conseguir chegar lá 😔

    1. EntreElas By Exeltis

      Talvez seja porque quando você se masturba sabe quais são as regiões que mais te dão prazer, por isso é importante no momento da relação conversar com o parceiro(a) informar a ele quais seriam estes pontos.

      *O comentário foi fornecido por um profissional da saúde. Não é excluída a necessidade de sempre consultar um médico para que uma avaliação mais precisa do seu caso seja realizada.

Comentário
perguntas