Importante:
– A variação de cor na menstruação pode ser comum e normal, mudando inclusive entre os ciclos menstruais.
– Geralmente, o fluxo sanguíneo vermelho vivo ou escuro é associado ao começo do período menstrual.
– Menstruação preta ou marrom é normalmente encontrada no início ou fim do fluxo de sangramento, indicando que o sangue teve maior contato com o oxigênio.
– Fique atenta se sua menstruação descer alaranjada ou cinza, pois essas cores estão relacionadas a possíveis infecções ou abortos espontâneos, respectivamente.
Esclarecendo alguns pontos
Algumas vezes vermelho vivo, outras vezes marrom e até mesmo rosa: você já deve ter reparado que a cor da menstruação às vezes pode ser bastante diferente, às vezes mudando de mês para mês. Mas será que isso é normal?
Indo direto ao assunto, a boa notícia é que na maioria dos casos a menstruação com cor diferente é algo comum e que não é necessário se preocupar.
Assim como as pessoas são diferentes, ciclos menstruais também podem apresentar diferenças (de um mês para o outro, inclusive). É uma fase natural que serve para mostrar que o corpo não engravidou e que, agora, precisa eliminar tecidos e óvulos não fecundados.
Sendo assim, para ajudar você a decifrar de vez o que a cor da menstruação quer dizer, o EntreElas by Exeltis traz hoje algumas dicas para você entender melhor as diferenças da coloração menstrual e quando ligar o sinal de alerta. Olha só:
1. Marrom ou preta
Quando a menstruação está mais escura, é normal pensarmos que há algo fora do normal. No entanto, na verdade é algo bem comum. A menstruação preta ou marrom geralmente aparece no começo ou no fim do período menstrual, quando o fluxo sanguíneo está mais lento. Nessas fases, o sangue demora mais para descer e passa a ter mais contato com o oxigênio – é exatamente essa “oxidação” que altera sua cor.
2. Vermelho vivo
Com o fluxo intenso, você consegue notar uma tonalidade mais forte e viva. O real motivo disto é porque o sangue está descendo bem mais rápido, sem contato com oxigênio por muito tempo. A menstruação vermelha viva é normal.
3. Rosa
O sangue rosa normalmente está misturado com outras secreções naturais. Em alguns casos, porém, pode representar algum machucado no canal vaginal ou até mesmo gravidez. Afinal, a nidação ocorre porque é a fixação do embrião no colo do útero e, como resultado, é possível notar um “escape” rosa.
4. Laranja ou cinza
A menstruação laranja ou cinza é algo que exige atenção. O sangue com um aspecto alaranjado ou acinzentado pode indicar infecção, principalmente se estiver acompanhado de sintomas como dor na pelve, febre ou cheiro ruim. Além disso, o fluxo cinza pode significar aborto espontâneo.
Então, lembre-se: caso sua menstruação desça laranja ou cinza procure um médico imediatamente.