Tocofobia: o medo excessivo de engravidar

29 de agosto de 2023
Por EntreElas By Exeltis
O que é a tocofobia? Suas causas e consequências para a saúde da mulher

Você sabia que o medo excessivo de engravidar é considerado uma patologia? Com nome e tudo? É a tocofobia, um distúrbio que pode fazer a pessoa ter uma relação nada saudável com a maternidade e até com o próprio corpo. Se identificou ou lembrou de alguém? Então, siga na leitura para entender a causa, os sintomas e os prejuízos gerados pela tocofobia.

Em primeiro lugar, queremos reforçar que se a sua escolha não for pela maternidade, está tudo bem. Receba todo nosso acolhimento. Mas, o Entre Elas está aqui para defender o seu direito de saber para poder escolher. Então, bora lá explicar o que é essa tal tocofobia.

Alerta: os gatilhos para a tocofobia

Quem aí nunca ficou #chocada ao ouvir uma história de alguém que engravidou mesmo usando métodos anticoncepcionais? Bebês segurando um DIU ou filhos gerados após laqueadura ou vasectomia?

O receio de engravidar e abrir mão de outras realizações também desencadeia o medo patológico da gravidez. Pensamentos como achar que não terá condições de educar a criança da melhor maneira ou o receio de repetir possíveis padrões tóxicos sofridos na própria infância também são gatilhos para a tocofobia.

Todo medo de engravidar é tocofobia?

Não. O ideal é que a gravidez aconteça no momento mais desejado. Atualmente, dá para engravidar mais tardiamente, com o congelamento de óvulos, por exemplo.

Por isso, se você não deseja engravidar agora, lembre-se que seu desejo é válido. Conte com o Entre Elas para conhecer todas as opções de métodos contraceptivos

A tocofobia é caracterizada quando, por exemplo, a associação com a dor e o sofrimento supera o desejo de ser mãe ou quando a pessoa tem repulsa ou até crises de ansiedade de imaginar uma gestação.

Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver uma relação nada saudável com o sexo, associando a prática à gravidez e evitando qualquer contato íntimo com uma pessoa com pênis.

Tipos de tocofobia

São dois tipos: primária, quando a pessoa ainda não passou por uma gravidez, e a tocofobia secundária, geralmente ligada a traumas como aborto, parto prematuro, violência obstétrica e abandono.

Tocofobia tem cura?

Sim (ufa!). Se você acha que sofre de tocofobia, saiba que já está em um bom caminho: a informação. Reforce seu planejamento e procure orientação médica para definir o método contraceptivo mais seguro de acordo com o seu perfil.

Se a gravidez está nos seus planos, o mais aconselhável é buscar psicoterapia. E, caso você já esteja grávida, fale sobre isso durante as consultas do seu pré-natal. Esperamos ter ajudado.

Estamos #JuntasContraATocofobia. Aproveite para conhecer e compartilhar outros conteúdos disponíveis no Entre Elas. Eles ajudam você a se reconhecer e ter uma relação melhor com seu corpo.

Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
perguntas